O uso de assinaturas eletrônicas para advogados traz muitos benefícios para os escritórios de Direito. Elas proporcionam mais agilidade, organização, mobilidade e redução de custos.
No mundo hiperconectado em que vivemos, o uso de uma assinatura eletrônica pode proporcionar uma grande vantagem competitiva no campo jurídico. Siga lendo e saiba mais!
Assinatura eletrônica é um termo que serve para designar todos os tipos de assinaturas feitas nos ambientes digitais.
Ou seja, não é necessário ter um certificado digital para fazer uma assinatura eletrônica. No entanto, recomenda-se que sejam tomadas medidas cabíveis em relação à segurança digital, para usar esse serviço
Como explicamos, dá-se o nome de assinatura eletrônica para todos os tipos de identificação de autoria de documentos e outros instrumentos por meios digitais.
A assinatura eletrônica pode ser simplesmente a assinatura feita em papel e escaneada ou fotografada, para ser compartilhada pela internet.
Outro exemplo são as senhas, que tratam-se de códigos secretos com caracteres especiais, letras e algarismos previamente acordados entre as partes como um meio de reconhecimento.
Já a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica. Ela utiliza algoritmos de criptografia assimétrica, que garante a autoria de um documento, bem como, a sua integridade.
Na assinatura digital, o usuário precisa ser verificado de alguma maneira. Isso pode ser feito utilizando tokens ou recebendo códigos de segurança enviados por e-mail ou SMS, por exemplo.
Sim! No Brasil, todas as assinaturas eletrônicas têm validação jurídica e podem ser utilizadas para validar contratos, acordos e outros documentos.
A validação jurídica é ocorre por meio da Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que está em vigor desde 24 de agosto de 2001, e pela Lei 14.068, em vigor desde 1 de outubro de 2020.
Ou seja, as legislações estão em vigor há mais de 20 anos, fazendo com que as assinaturas eletrônicas tenham valor legal no Brasil e podendo ser utilizadas por empresas de qualquer área.
São muitos os benefícios das assinaturas eletrônicas para advogados. Fizemos uma lista com os principais deles. Acompanhe!
Com as assinaturas eletrônicas, o seu escritório de advocacia ficará muito mais organizado. Isso porque você dará adeus à papelada e terá tudo armazenado no mesmo espaço.
Com a Cailun, por exemplo, você poderá assinar, certificar e armazenar os documentos com poucos cliques.
Ou seja, além do serviço de assinatura eletrônica, você terá acesso a um drive completo. Não será mais necessário perder horas e horas procurando processos, contratos e outros arquivos no seu escritório.
Como o seu escritório será muito mais organizado, também terá mais agilidade para executar as atividades.
Isso é muito importante para ter diferenciais competitivos e conseguir resultados mais rápidos nos processos e demais serviços prestados aos seus clientes.
Com as assinaturas eletrônicas para advogados, você terá muito mais mobilidade para as suas rotinas.
Será possível trabalhar em home office, coworkings, hotéis ou em qualquer outro local com acesso à internet.
Além disso, você poderá atender clientes de diversas localidades, tendo em vista que as fronteiras geográficas e as distâncias não serão mais um problema.
Afinal, você não precisará se encontrar pessoalmente com os clientes para coletar assinaturas, tampouco pedir para estagiários ou auxiliares realizarem essa atividade.
Quando começam a utilizar assinaturas eletrônicas, os advogados percebem redução de custos nos mais diversos âmbitos.
Para começar, se reduz os custos com papel e impressão. Não será mais necessário gastar dinheiro com maços de folhas de ofício, tampouco com tinta de impressora.
Isso porque os documentos serão todos digitalizados, dispensando a impressão e reduzindo custos. Com bônus, o seu escritório se torna mais sustentável, tendo em vista que, para a fabricação de papel, é necessário que a indústria derrube árvores.
O público contemporâneo valoriza as empresas que apostam nas práticas sustentáveis. Logo, esse pode ser mais um diferencial competitivo para o seu escritório.
Também não se terá mais custos com armazenagem. Você não precisará pagar o aluguel de uma sala enorme apenas para deixar documentos guardados. Tudo estará na nuvem e poderá ser acessado em poucos cliques.
A redução de custos com combustível e despesas de viagem, como alimentação e hospedagem, também ocorrerá. Isso se justifica porque não será mais necessário ter encontros presenciais apenas para firmar compromissos e assinar documentos.
Como advogado, você deve saber sobre a importância da segurança digital, principalmente após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com um serviço de assinatura eletrônica e gestão digital de documentos, você terá os dados armazenados em nuvem, com alta segurança.
Ou seja, você não correrá o risco de ter dados perdidos, roubados ou comprometidos. Afinal, as informações só podem ser acessadas mediante identificação com login e senha ou outras formas.
A Cailun é uma empresa com mais de 55 anos de atuação no mercado. Somos pioneiros na gestão de documentos físicos e digitais, além de ter experiência no atendimento a clientes do ramo jurídico.
Com os nossos serviços, você simplifica as etapas da gestão, compartilhando documentos entre todos. O seu escritório de advocacia se tornará muito mais produtivo e lucrativo.
Gostou de saber mais sobre as assinaturas eletrônicas para advogados? Então, converse agora com um de nossos atendentes e conheça os nossos planos. Temos a certeza de que um deles é perfeito para o seu escritório.